quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Liberdade


Estava há anos caminhando em cima de pedras. No começo eu pensei que ia valer a pena e que poderia suportar todas as dores que aquela escolha pudesse me trazer. Não sei se a minha frustração foi por não ter valido a pena ou se foi por ter insistido durante tanto tempo, esperando - quem sabe - um caminho de algodão. Passei muito tempo aceitando e não sendo aceita, magoando e sendo magoada, aceitando humilhações e não fazendo nada para que aquilo fosse mudado. Meu amor-próprio há muito tinha de esvaido e eu não tinha o menor interesse em reavê-lo. Como até com o que é ruim a gente se acostuma, eu me acostumei a sofrer, eu permiti que eu fosse abdicada de mim mesma. Não sei se poderia ter sido pior e, sinceramente, não me interessa aonde tudo aquilo ia me fazer chegar. Eu simplesmente não me permiti ir adiante de toda aquela palhaçada. E se as vezes pareço contraditória diante dos fatos passados, é porque pra mim foi importante, é porque pra mim foi de verdade. Eu devo ter errado bastante com as pessoas também, devo não ter sido a princesinha que elas esperavam que eu fosse. Mas como esperar algo de bom de uma pessoa que sofria porque amava? Até que ponto todas as pessoas foram injustas comigo pelo simples fato de não quererem rever seus conceitos? Chances a gente dá uma, duas, dez vezes se necessário. Por mais que a gente pense que a pessoa não vale mais a pena, se algo nos liga à ela, a gente deve tentar. Não pra sempre, mas até um belo dia em que se dá conta de que já basta. E eu dei muitas chances à muitas pessoas, por isso me sinto apta a desistir delas. Por mais que tentemos, certas coisas nunca poderão ser mudadas; pelo menos não pelos outros. E não é sempre que vale a pena.
E agora, no fim das contas, eu só lamento por mim. Pelos dias que sofri. Pelos dias que soltei as palavras mais doces do mundo para uma pessoa que não estava preparada para ouvi-las. Pelas coisas horríveis que escutei e presenciei. Eu NUNCA mais vou ser vítima de novo. Eu NUNCA mais vou me prejudicar de novo por ninguém.
A vida não é pra ser vivida em prol do outro. Aonde ficamos nesssa história? Estou tranquila porque agora acordo todos os dias, olho pra todos os lados e, finalmente, posso respirar aliviada.
Não valeu a pena. Mas já passou. E eu aprendi que não é justo me magoar por ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário