sexta-feira, 15 de julho de 2011

Desrespeito ao CIDADÃO

É muito difícil ser jornalista e ter que se manter neutra em um assunto que mexe com você. Eu sou uma jornalista apaixonada por futebol e AMO o Ceará Sporting Club – com muito orgulho. Uso esse blog para escrever coisas minhas, pensamentos, teorias e, sem querer fugir a linha romântica com que levo isso aqui, me vi na obrigação de da minha opinião sobre um assunto que me deixou muito chocada hoje.

Fanatismo. Até onde, seja no meio futebolístico ou em qualquer outro, as pessoas podem agir em nome daquilo que gosta, que torce para desrespeitar o próximo?

Hoje, torcedores do Fortaleza estavam esperando seu vôo Fortaleza-Maceió para assistirem o jogo do time quando se depararam com o meio-campista do Ceará, Geraldo, deixando familiares para embarcar.

Começou um verdadeiro circo de horrores, cheio de gritarias e xingamentos. Pôde-se ouvir “viado”, “macaco”, “urubu”... Pôde-se ver uma tremenda falta de respeito para com o cidadão Geraldo Moreira da Silva Júnior. Torcedores fantasiados de algo que ninguém consegue decifrar, partiam para cima do jogador tentando intimidá-lo, e não se sabe o que aconteceria se os seguranças do aeroporto não tivessem agido de forma a conter os torcedores.

Para quem não sabe, o fanatismo é um estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa. Pessoas fanáticas são agressivas, preconceituosas, individualistas, sem valores. De um modo geral, os fanáticos têm uma visão de mundo maniqueísta, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam o seu modo de pensar, levando à condutas irracionais e agressivas.

Eu coloquei o vídeo para que vocês possam observar o quão mesquinho, baixo e preconceituoso foi a ação dos torcedores do Fortaleza para com a pessoa do Geraldo. Observem que uma das crianças fica assustada, sem entender o que está acontecendo.

E o mais admirável disso tudo é que nosso “Líder do Bem” agiu com a integridade e o caráter que a torcida daquele time inteira não teve e não tem. Não se deixou abater, não abaixou a cabeça, não revidou. Se isso não for educação, integridade, honra, respeito e hombridade alguém me diga outro nome para tamanha lição.

Organizadores de torcidas, presidentes e conselheiros, ajam! Quando os times estão dentro de campo vale tudo, vale até chamar a mãe do outro de meretriz. Saiu dali pronto, acabou, somos pessoas com direitos iguais e que nosso limite termina quando começa o do nosso próximo.

Uma verdadeira vergonha, que se eu pudesse me expressar e dizer tudo o que essa torcida que não tem nada de organizada merece ouvir, eu diria. Mas nem minha ética e nem minha educação me permitem ser igual à pessoas que não sabem gostar de uma coisa tão bonita que é o futebol.

O vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=afAtHJ8JKUE

4 comentários:

  1. Monalisa, você sabe que lhe adoro muito e nada vai mudar isso, mas acho que esse seu ultimo post foi muito infeliz. Acho que vocês torcedores do ceará no qual conheço muitos e os respeito muito, estão fazendo uma tempestade em um copo d´gua. Pois à rivalidade existe e isso ninguém pode negar. Esse Geraldo mesmo já usou de sua arrogância com um atleta campeão do mundo chamando Paulo Isidoro, então acho que à nação alvinegra esta exagerando com essa simples manifestação de alguns torcedores do Fortaleza Esporte Clube. No Mais quero lhe parabenizar por seu blogger que este muito bom.

    At.: Diego Sampaio (Sucão)

    ResponderExcluir
  2. Um absurdo! No mínimo houve crime de racismo, injúria e defamação! Caberia muito bem um processo nesses pseudo-torcedores, que não têem o que fazer com um time decadente.

    ResponderExcluir
  3. Agustinho, quer dizer que o que o Geraldo fez com o Paulo Isidoro não foi injúria e difamação também? Cara não sejamos hipócritas. Isso sua torcida tanto a organizada torcedores comuns fazem esses tipos de coisa e sobre o time "decadente" espera ai cara final do ano voltamos a conversar vamos ver quem decai mas, ok? At.: Diego Sampaio

    ResponderExcluir
  4. Os momentos foram completamente diferentes, no entanto, foi bom tocar no assunto para que fique claro que não comungo com nenhum tipo de descriminação ou injúria. Sou consciente que as duas torcidas têm seus extremistas e é isto que transforma o futebol num
    Campo de guerra! Com relação ao time decadente, eu não poderia deixar passar essa oportunidade de tirar uma casquinha do finado leão! Hehehe...
    O segredo da boa convivência é: Eu te respeito você me respeita!
    Mas se quer frescar fresque, mas num fique frescando não!
    Abraço e Paz nos Estádio!

    ResponderExcluir